ONLINE
1







Total de visitas: 1645
Os parâmetros
Os parâmetros

                             OS PARÂMETROS

A ALTURA DA VOZ (freqüência)  

É a qualidade que permite classifica os sons em graves, médio e agudo. Quanto maior a freqüência, mais agudo é o som.É medido em Hz, ou ciclos por segundos.

INTENSIDADE DA VOZ (amplitude)

É a qualidade que permite distinguir sons fracos e fortes. Quanto maior a amplitude, mais forte será o som. É medido em decibel (dB)

TIMBRE

Em música, chama-se timbre à característica sonora que nos permite distinguir se sons de mesma freqüência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos, por exemplo, uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma frequência , mas com características sonoras muito distintas. O que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental. De forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal.

O TIMBRE DA VOZ

Depende da caixa de ressonância, de sua constituição anatômica e das alterações que podem existir. Dependem também dos produtores, vibratórios e articulatórios. Duração É o tempo de uma nota ou pausa.


As características secundárias são: Velocidade, extensão, afinação, vibrato ,modulação, ritmo e expressão. Destaco a afinação, o vibrato e a extensão.


A AFINAÇÃO

A afinação e regulada por movimentos extremamente delicados pelo domínio de um conjunto de sensações as quais é preciso ficar muito atento associado ao controle auditivo vigilante. A afinação está relacionada com a altura da nota, e não o jeito que você dá a nota musical.Ao longo do tempo, fui percebendo que a grande dificuldade dos alunos de canto é perceber sua própria afinação, e a afinação com os outros instrumentos musicais. Isso acontece porque a nossa afinação depende da audição, não uma audição qualquer, mas um ouvido afinado, o que requer muito treino. O ideal para se obter afinação é ter uma boa respiração como apoio. A afinação está diretamente ligada à respiração também. A desafinação pode ser uma grande dificuldade para alguns, mas não é impossível para alguém ser afinado, só requer trabalho, dedicação e um bom treino respiratório e auditivo.

O VIBRATO A técnica denominada vibrato consiste na oscilação de uma corda de um instrumento musical.

O VIBRATO DA VOZ tem um efeito estético evidente e um papel primordial porque ele dá a voz sua riqueza expressiva, sua leveza e seu poder emocional. Ele se caracteriza por modulações de freqüência. Estas flutuações são criadas pelo cantor e tem uma ação musical importante. O vibrato só se adquire a medida que o cantor domina sua técnica e realiza da melhor maneira possível a junção faringo-laringea: seu mecanismo fisiológico corresponde a finas tremulações do conjunto da musculatura respiratória e laríngea.

A EXTENSÃO (tessitura vocal) É o conjunto de notas em que se canta em absoluta comodidade. A extensão vocal pode variar de acordo com : - A forma e o volume das cavidades de ressonância - Que são variáveis para cada indivíduo. O som que é produzido quando cantamos ou falamos se utiliza do nosso corpo como se fosse uma caixa acústica .... quanto maior a estrutura óssea .... o tamanho da caixa toráxica ...tamanho e forma da cabeça .... o tamanho e a estrutura da faringe ... boca ... mais graves poderemos produzir o som ... . - O comprimento e a espessura das pregas vocais. Quanto maior o comprimento da prega vocal, mais grave é o som.E quanto mais grossa a prega vocal ,mais grave é o som. -O timbre.