Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
1







Total de visitas: 1644
Introdução
Introdução

INTRODUÇÃO

 

A arte de cantar tem ocupado grande espaço em nossa mídia e meios de comunicação, despertando o nosso interesse pela "cultura vocal", tão presente em cada momento de nossa vida.

O canto é uma arte difícil e seu ensino permanece como um trabalho delicado e complexo.

 todos “os segredos" sobre o assunto será abordado em uma linguagem simples e bastante acessível a todos os interessados na arte de cantar. Arte esta que utiliza o mais perfeito instrumento musical já "inventado": A VOZ.

Aqui iremos abordar a técnica vocal desde as noções básicas de anátomo-fisiologia até sua aplicação na prática do canto, não esquecendo os aspectos psicológicos e sensoriais do gesto vocal.

O objetivo essencial é de desenvolver a voz natural , que pode adquirir o estilo, a declamação, a inteligência do texto e a interpretação. A voz humana é um instrumento único, desde que o cantor saiba torná-la ágil, dócil e expressiva. E não há dúvida que o talento do cantor depende de sua personalidade, estilo, poder de expressão, gosto e ritmo. Todas estas qualidades são naturais e só irão progredir se praticados e treinados à exaustão, pois cantar bem é fruto de muito esforço.

A VOZ CANTADA

 

O cantor necessita aprender como usar a sua voz como um instrumento materializado, pois ele possui os órgãos fonatórios e a fonte de energia necessária, o sopro, para produzir o som. Bem... a serviço da música, o sopro possibilita modular, enriquecer e sustentar as sonoridades vocais e torná-las mais expressivas. Através da articulação e das múltiplas modificações do colorido vocal, a voz cantada tem excepcionais possibilidades e qualidades.

Nenhum instrumento é comparável à voz, ela é a única que tem o privilégio de unir o texto à música.

A voz e a personalidade estão estreitamente relacionadas e são inseparáveis já que traduzem o ser humano na sua totalidade.