Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
2







Total de visitas: 1650
A funçaõ Vocal
A funçaõ Vocal

A FUNÇÃO VOCAL

A função vocal é um conjunto, um todo inseparável e homogêneo, determinado pela interação entre os diferentes órgãos vocais e respiratórios.

 

Respiração ( O Sistema Respiratório)


 

O sistema respiratório está constituído por um conjunto de órgãos tubulares e alveolares situados na cabeça, pescoço e cavidade torácica , e que são responsáveis pela respiração.

A matéria prima do som é o ar. Por isso, a respiração correta é a primeira coisa que se deve aprender para educar a voz.

A respiração tem duas fases relevantes:

  • Inspiração: O ar penetra pela cavidade nasal onde o ar é umedecido, filtrado e aquecido, percorrendo pela laringe (passando pelas pregas vocais)seguindo pela traquéia, brônquios, pulmões(alvéolos). Com a entrada de ar nos pulmões o tecido pulmonar aumenta de tamanho e o músculo diafragma desce.A inspiração para a fonação deve ser curta e rápida. Constantemente usamos a inspiração pela cavidade  bucal.

 

  • Expiração: É a saída de ar dos espaços pulmonares, onde há uma redução do tecido pulmonar e o diafragma volta para a posição relaxada.E o ar toma o caminho inverso: pulmões, brônquios, traquéia, laringe e cavidade nasal.A fonação deve ser realizada no ato expiratório.

 

 

 

 

 

A respiração na voz cantada difere em alguns aspectos daquela que usamos na voz falada, isto devido às exigências impostas pela música. Portanto, para o cantor não se trata de deixa o sopro escoar sem controle. Ao contrário, ele deve aprender a economizá-lo, dosá-lo, isto, é regular constantemente o gasto de ar segundo a intensidade, a altura tonal, o timbre, a extensão e a duração da frase musical.